domingo, 17 de junho de 2007

Estatuto do Aluno

Li no jornal que o Ministério da Educação anunciou a intenção de alterar o Estatuto do
Aluno, com o objectivo de restituir a autoridade às escolas e aos professores.
Esta medida é boa , mas peca por ser tardia, pois é uma questão de fundo que tem servido para impedir o funcionamento das escolas públicas e a formação cívica dos alunos de forma generalizada. Enquanto os responsáveis do Ministério se contentam com a
propaganda que realizam,já ocorreram inúmeros casos de violência entre alunos( a.k.a. bulling). Só para exemplificar, no ano lectivo de 2005/06 houve 2160 casos registados de violência física ou psicológica entre alunos, 65 queixas por capturas de fotos ilícitas apresentadas por alunos no Observatório de Segurança em Meio Escolar , já para não falar dos casos que não são relatados, senão os números seriam maiores.
E agora lanço algumas questões; O projecto "escola segura" serve para quê? Será apenas para vigiarem os portões das escolas enquanto estão sentados no interior das viaturas?
E os vigilantes? Já não será altura de existirem vigilantes competentes no interior das
escolas, em vez de contínuos que deveriam estar a desempenhar outros serviços?
Por agora fico por aqui, mas prometo que irei desenvolver este tema nos próximos posts.

Ciao.

2 comentários:

Rita disse...

Pois é, este é mais um dos exemplos de situações que já podiam ter resolvidas, mas que só agora estão a ser apresentadas soluções.

E já agora aproveito para dar os parabéns pela aquisição de casa, é sempre um marco importante na vida, e pelo bom gosto musical (eu adoro strokes!).

Putz disse...

Para começar, quero agradecer-te por teres aceite o convite e comentado sobre um tema importante. De seguida,desejo que tenhas a mesma sorte que eu tive e que completes o teu "mural de liberdade" com uma casa
que te satisfaça em toda a sua plenitude. Para terminar, admito que aprecio bastante os The Strokes apesar de não ter nenhum album(mas estou a reunir esforços para tê-los).

Um abraço :)