domingo, 24 de junho de 2007

Reclamação? O que é isso?

Qualquer português que frequenta centros comerciais, saberá por certo que pode reclamar por escrito sempre que ocorra uma falha no atendimento que o prejudique, em todos os estabelecimentos de prestação de serviços. No entanto, isso não acontece na grande maioria dos casos. Eu interrogo-me PORQUÊ?! Eu vou dar um exemplo. Eu trabalho numa empresa na área cinematográfica líder em Portugal, que tem uma vasta cadeia de cinemas
integrada em centros comerciais e que tem lucro todos os anos ( apesar dos responsáveis
afirmarem o contrário...) mas, tem uma organização deficiente.
Este pormenor provoca filas de espera,má apresentação e acessibilidade nos espaços interiores, inexistência de formação adequada, etc. Ora, os espectadores apercebem-se
destas falhas e, em vez de formalizarem a reclamação e solicitarem o livro de reclamações, o que fazem? Preferem descarregar no primeiro funcionário que encontram!!!
Os funcionários (estou a referir-me aos que realmente trabalham com empenho e dedicação) não fazem parte do problema, são apenas vitimas da " desorganização organizada", esse "sistema" que se alimenta da redução de efectivos ( e consequentemente de custos, apesar de fazerem falta) e da ausência de reclamações.
A lógica é simples: enquanto existir lucro e não houver reclamações, está tubo bem,
está tudo excelente!
Portanto, meus caros concidadãos, o que têm a fazer é simples; UTILIZEM O LIVRO DE RECLAMAÇÕES! Evolução sem falhas é marasmo.

Ciao!

Sem comentários: