domingo, 25 de fevereiro de 2007

Corrupção

Ontem estava a ver "Os Miseráveis", de Victor Hugo num canal por cabo, quando dei por mim a rever-me um pouco naquele drama social. Afinal, Paris do séc. XVIII não é tão diferente de Lisboa do séc. XXI. Ambas estão ligadas pelo problema da corrupção e pelo aumento da pobreza.
A diferença reside no facto de os "nossos" miseráveis não serem nenhum Jean Valejean, mas uma cambada de corruptos e corrompidos. Uns pensam que podem usar a sua influência para sacarem dinheiro, e os outros utilizam o poder do dinheiro para conseguir a influência dos primeiros para produzirem MAIS DINHEIRO!!!
Com tudo isto, sobramos nós os verdadeiros "Miserable"!
Um abraço.

2 comentários:

Edmond Dantes disse...

A diferença acima de tudo, é a mentalidade, pois quer queiramos quer não, já há alguns séculos que França vai umas etapas à frente de Portugal. E isso nota-se bastante na educação. Uma crainça francesa já está logo desde de muito cedo atenta aos problemas económicos e políticos, enquanto uma criança portuguesa apenas está preocupada para chegar a casa a horas de ver os morangos. Por isso, em Portugal era impossível existir um Jean Valejean.

Chad disse...

Caro Edmond, em certo aspecto concordo com o que tu dizes, mas ora observa-nos...E...? Somos diferentes meu amigo, não nos juntes aos ignorantes que não querem aprender, eu sou ignorante no que não sei, mas tenho vontade de o saber. (bonito) Somos nós que temos que mudar tudo isto, se sou eu e tu? Não sei, mas alguém vai ter que mudar! Devolvam Portugal aos Portugueses...neste momento, o nosso Grande Rei D.Afonso Henriques, já deve ter dado tantas voltas no túmulo...Por vezes acredito que ainda vamos ser leiloados..."boa costa, algumas zonas verdes, e...mais nada..." lol